22 de abril de 2012

Numeros Complexos: 3º ano - Ensino Médio.


Olá Queridos Alunos


O surgimento dos números complexos constum se relacionado, erroneamente, às resoluções de equações 2º grau, nas quais se encontram raízes quadradas de números negativos. As equaçõesdo 2º grau surgiram há tempos na Matemática (cerca de 1700 a.C.), e o aparecimento da raízes quadradas de números negativos nas resoluçõs nunca foi um problema para os matemáticos. Isso porque as equações eram formuladas a fim de se obter uma solução para um problema concreto e, se aparecessem ráizes negativas, concluía-se simplesmente que o problema não tinha solução. O observe abaixo o surgimento dos números complexos que está relacionado com as resoluções de equações do 3º grau, em que aparecem raízes de numéros negativos:

Niccolo Tartaglia (cerca de 1500-1557)













Gerônimo Cardano (1501-1576)













Raphale Bombelli (cerca de 1526-1573)

















Leonard Euler (1707-1783)














Carl Friederich Gauss (1777-1855)




















A existência de um novo tipo de número foi de difícil aceitação, mas, com tempo, diversos matemáticos trabaram com esses números. Seu maior desenvolvimento somente se deu após a descoberta de aplicações em outras áreas.




Assistam o vídeo e façam e estudem a apostila 10, e caso seja possível resolva os exercícios.

Um Forte Abraço.

Prof Renata S

12 comentários:

  1. Professora, eu vi o vídeo e fiz um resumo, mas não pude fazer os exercícios da apostila porque eu não estou com a minha apostila 10 hoje.
    Mas o vídeo é bem esclarecedor e fácil de aprender

    Camila Rodrigues 3º EM - CADI

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  2. Olá Camila

    Não tem problema... Deixei essa postagens para vcs irem estudando!

    Abraços

    Prof Renata

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  3. Prô gostei muito do video, procurei a folha de exercício que disse que colocaria no blog mas não a encontrei :(
    Até amanha
    Beijos
    Amanda 3º CADI

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    1. Olá Amanda

      Essa semana teremos exercícios no blog. Aguarde!!!!!

      Abraços

      Prof Renata

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  4. professora, é incrível a forma como este professor explica, das próximas vezes se houver a possibilidade de pegar mais videos dele... será ótimo, ele explica muito bem.
    carolina 3º A CAIS

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    1. Olá Carolina

      Também gostei dele...Rápido!!!! Então deu pra entender a ideia de números complexos???

      Abraços

      Prof Renata

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  5. Prô assisti o video,tentarei fazer os exercicios ja!
    é pra levar a apostila 10 ja?

    beijoo Lara- cais

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    1. Olá Lara

      Sim, pode deixar na mochila, entretanto não se esqueça da apostila 9, não terminamos de estudá-la.

      Abraços

      Prof Renata

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  6. Bem legal o vídeo Prof , mas eu queria saber se nos exercícios eles vão sempre dar o valor de a/bi e c/di ? , o cara que explicou também foi bem legal se tiver mais videos dele posta por favor.

    Abraços , Matheus Pizzani - 3º EM B (Cais)

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    1. Olá Matheus

      O número complexo é formado por duas partes como disse o professor: parte real e parte imaginária, logo todo número Real é complexo, então sempre teremos o valor real ou imaginário, mesmo quando um deles for zero.

      Abraços

      Prof Renata

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  7. Professora adorei esse cara, ele explica de uma forma rápida, ele é bem divertido. Deu pra entender, anotei os exemplos no caderno e quando você for explicar na sala tirarei as dúvidas. bjs

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    1. Olá Hingrid

      Fico feliz por vc ter gostado. Agora, seria bom tentar fazer os exercícios, assim vc poderia ver se realmente deu para entender...

      Abraços

      Prof Renata

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