Olá Queridos Alunos
Segue a correção do exercício da razão entre os valores de m e n.
Atenção: Vou usar a palavra "raiz" para substituir o símbolo do "radical ao quadrado":
m = (raiz6 + raiz2)^2 = (raiz6 +raiz2)*(raiz6 + raiz 2)
O quadrado do primeiro (área do quadrado maior), mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo (duas vezes a área retangular), mais o quadrado do segundo.
Logo, o nosso cálculo fica assim:
= (raiz6)*(rai*6)+ raiz6*raiz2 + raiz2*raiz6 + (raiz2*raiz2)
= (raiz 36) + raiz12 + raiz 12 + raiz 4)
= 6 + 2*raiz 12 + 2 (fatorando o 12 = 2*2*3=2^2*3)
= 6 + 2*2*raiz 3 + 2
= 8 + 4*raiz3
n=(raiz7 - raiz3)*(raiz 7 + raiz3)
n = raiz7*raiz7 + raiz7*raiz3 - raiz3*raiz7 - raiz3*raiz3
n = raiz49 + raiz21 - raiz21 - raiz9
n = 7 - 3
n 4
Portanto, pelo Teorema da Proporcionalidade a Razão entre m/n é igual a (8+4*raiz3)/4, sendo valor incomensurável, justamente por causa da raiz de 3, ser um números irracional (infinito e não período).
Coloquei a figura do "Quadrado Perfeito" para vocês observarem a comparação: Uma área quadrada maior, duas áreas retângulas e um área menor quadrada.
Um forte Abraço
Prof Renata S
Ps.: Crinaças...Estudem, mais estudem muuuuito!
Este blog foi feito pra você... Que fica com cara de ué, nas aulas de matemática!!!!
29 de fevereiro de 2012
Equação Linear da Reta - 3º Ano do Ensino Médio
Olá Queridos Alunos
A equação geral da reta, nós já es tudamos do 1º ano do Ensino Médio. Entretanto, estudamos como "Função Linear" ou "Função do 1º grau" (y = ax + b), onde a é o coeficiente angular e o b e o coeficinte linear. Agora, com a "Geometria Analítica", vamos analisar e estudar o comportamento dessa reta no "Plano Cartesiano".
Segue o vídeo para "VOCÊS" assistirem...
Agora, quero ver os comentários...
Um Forte Abraço.
Prof Renata Spinelli
A equação geral da reta, nós já es tudamos do 1º ano do Ensino Médio. Entretanto, estudamos como "Função Linear" ou "Função do 1º grau" (y = ax + b), onde a é o coeficiente angular e o b e o coeficinte linear. Agora, com a "Geometria Analítica", vamos analisar e estudar o comportamento dessa reta no "Plano Cartesiano".
Segue o vídeo para "VOCÊS" assistirem...
Agora, quero ver os comentários...
Um Forte Abraço.
Prof Renata Spinelli
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