31 de março de 2020

COLÉGIO LEDA - 2º ANO A, B e C - FÍSICA

Olá Queridos Alunos

Nosso Discussão será o Estudo dos Gases:

- O que é um gás?
- Porque usamos a expressão gás ideal?
- Transformações termodinâmicas: Transformação isotérmica, Transformação isobárica e Transformação isovolumétrica: Afinal, qual a diferença entre elas?
- O Princípio de Avogadro. Quem Avogadro! Você conhece? Não... Precisamos conhecer!?
- A Famosa Constante universal dos gases (R). Constante o que? Universal?! Quer dizer que está em todo Universo!

Na verdade já começamos essa Discussão quando começamos a estudar Joule e Caloria...

Com Isaac Newton... A história de Newton é extraordinária...

Aventuras na História · Isaac Newton era osso duro de roer
Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1643, no condado de Lincolnshire, Inglaterra. Mas, pelo calendário usado na Inglaterra na época, Newton nasceu no dia 25 de Dezembro. Filho de fazendeiros, o cientista, físico e matemático nunca conheceu seu pai, morto três meses antes do filho nascer...E m 1679, o cientista inglês voltou-se para mecânica e os efeitos da gravitação sobre as órbitas dos planetas. Para isso partiu das leis de Kepler sobre o movimento dos planetas. Em 1687, publicou o livro Principia Mathematica, em que demonstrou as três leis universais do movimento. Ele usou a palavra grega gravitas (que significa peso) para definir sua lei da gravitação universal. Com este livro, Newton ganhou reconhecimento mundial.

Vamos falar de Caloria e Joules. Conclusão de Newton:

Independentemente da massa do corpo, 1 joule é a energia cinética adquirida por ele quando submetido à ação de uma força de 1 Newton num deslocamento de 1 metro na direção da força.


https://phet.colorado.edu/sims/html/gas-properties/latest/gas-properties_pt_BR.html

Esse link é da Unicamp, uma pequena verificação do acontece com a dilatação dos gases, que envolvendo pressão, temperatura...


Vídeo copiado do canal do Profº Flávio Cunha. 

Queridos alunos, esse conceito de joule e caloria, a sua compreensão não é fácil. O que não vemos não entendemos, entretanto não significa a sua falta de existência. 

Leiam toda a postagem, usem o aplicativo "Phep" , assistam ao vídeo mais de uma vez se for necessário! E, respondam as perguntas no caderno...

Aguardem, logo teremos novidades!

Um Forte Abraço

Profª Renata Spinelli