22 de abril de 2012

Função Linear: Coeficiente Angular; Coeficiente Linear; Crescente e Decrescente - 1º ano - Ensino Médio

Olá Queridos Alunos:

Vamos falar um pouco da Função Afim:

Nos estudamos uma Função Afim, através das funções horárias da física. Entretanto esse assunto requer um atenção maior, pois precisamos analisar os conceitos da Função Afim assim o conceito entendido você não esquecerá mais!

Definição da Função Afim:

Um casal resolve realizar uma viagem ao Rio de Janeiro. Para isso,separa os valores referentes ao combustível e o pedágio, o que representa R$ 75,00. A hospedage, com diária completa (café da manhã, almoço e jantar), sai por R$ 130,00 o casal. Quanto custará essa viagem?

Nessa situação,temos um gasto fixo correspondente ao combustível e ao padágio, que independe da quantidade de dias que o casal ficará hospedado. E temos um valor variável,correspondente ao número de diárias. Assim,o gasto do casal será composto destas duas parcelas.

Valor Gasto = (valor do combustível + valor do pedágio) + valor total das diárias.

Logo, se o casal ficar hospedado durante dois dias pagará: Valor Gasto = 75,00 + 130x2 (2 dias da hospedagem), então o valor a ser pago será: 75 + 130*2 = 75 + 230 = 335.

Percebemos que o valor gasto - g(x) na viagem é função da quantidade x de dias de hospedagem. Assim: g(x) = 75 + 130*x

Essa sentença é um exemplo de lei de formação de uma função afim.

Definição: f:IR->IR chama-se função afim quando existem números reais a e b tal que f(x) = ax + b, para todo x Real.





Assistam os vídeos, e comparem com as explicações da Apostila, assim ficará mais fácil resolver os exercícios.

Um Forte Abraço.

Profª Renata S

15 comentários:

  1. para achar a raiz da função, basta iguala-la a zero ,certo?

    ResponderExcluir
  2. comentario anterior
    :fabiani 1ºa cadi

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiani

    Isso mesmo, a raiz da função é justamente o ponto de interseção entre a reta da função e o eixo das abscissas (eixo x).

    Abraços

    Prof Renata

    ResponderExcluir
  4. é.. acho que entendi melhor =)
    Maryane 1°B-cadi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maryane

      Que bom!!! Seria bom vc tentar fazer os exercícios, verificar se realmente deu para entender?????

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  5. Professora o x ele sempre vai ser o numero fixo ou é o A?
    Ulysses 1ºb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulysses

      Não é o x que é fixo... São os coeficientes que são valores fixos são: O coeficiente angular (a) e o coeficiente linear (b); o x e o y são as variáveis da função: f(x)= ax + b.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  6. Oi pro...ficou mais claro pra mim as funções constantes e lineares, mais tenho duvidas em inequações. Não consegui entender com o texto da apostila.
    Thais Santos 1°A CAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais

      Não tem problema! Tenta fazer os exercícios, e poste as suas dúvidas que vou tentar resolver.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  7. Oi pro, adorei o vídeo pois ele esta muito mais claro do que na apostila. Agora é só estudar muito para tirar 10 na prova! rs
    Milena Cruz 1ºA CAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena

      Que bom que vc gostou! Deu pra entender melhor??? Isso mesmo "agora é só estudar"!!!!

      Abraços

      Prof Renata Spinelli

      Excluir
  8. oi pro, tô com dificuldade na 2º e na 4º etapa ainda, não sei como fazer o esboço do gráfico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa

      A 2º etapa é quando você tenta achar o coeficiente linear, para isso o valor de x é igual a zero (x = 0),então sobra o "b"... Agora na quarta etapa, você coloca o zero da função e o coeficiente linear no gráfico, verificar se a função é crescente ou decrescente, e apartir daí fazer o estudo do sinal. Não esquecer que o estudo do sinal... O sinal é determninado pela imagem da função.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  9. Professora como eu vou fazer a comparação entre f(x) e o g(x),quando for divisão,voce pode explicar oque se faz nessa situaçao que eu não entendi muito bem?(pagina 51, exercício 29-B,C,D)
    Matheus Braga Miranda
    1 ano A Cais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus

      Na verdade você resolve a questão b, do mesmo modo que resolvemos a questão a, a diferença estão que é uma divisão... Agora, as questões c e d, são mais elaboradas, sendo necessários chamar outras funções. Pode deixar que do tipo da questão c e d, eu vou fazer com vocês!!! E a lista, está dando pra fazer????

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir

Faça seus comentários (dúvidas, sugestão ou contribuições), no final não esqueça de colocar seu: NOME; TURMA e COLÉGIO.