1 de abril de 2012

Volume: Pirâmide; Cone e Esfera - 2º Ano do Ensino Médio.

Olá Queridos Alunos

Assistam com muito atenção os vídeos abaixo, façam as devidas anotações, e estudem o conteúdo da "Apostila". É de extrema importância assistir mais de uma vez aos vídeos.

Parte I:



Parte II:



Não esqueçam: DEDICAÇÃO TOTAL AOS ESTUDOS! ESSA É A ÚNICA SAÍDA PARA O SUCESSO ESCOLAR...

Deixe suas dúvidas ou comentário sobre os vídeos, ou dos exercícios da apostila.

Um Forte Abraço.

Prof Renata S

Estudo do Sinal de uma Função e Tipos de Função: Sobrejetora; Injetora e Bijetora; Composta e Inversa: 1º Ano: Ensino Médio.

Olá Queridos Alunos:


Quando estudamos funções, fazemos o estudo do "Sinal", na realidade o estudo do sinal de uma função tem como parâmetro o conjunto "Imagem" (eixo das ordenadas "y"), logo a nossa pergunta tem que ser: Para que valores Reais o "Domínio" (eixo das abscissas "x") tem uma Imagem, maior que zero ou menor que zero... Logo, precisamos fazer o estudo do sinal para responder para que valores do domínio temos uma imagem positiva ou negativa.

Agora, quando o assunto é função, podemos classificar-las, de acordo com a sua IMAGEM-CONTRA DOMÍNIO: Tipos de Funções: Sobrejetora; Injetora e Bijetora... Leiam as páginas da Aposital 25 a 27, e assistam o vídeo para ter a real compreensão do assunto.




FUNÇÃO COMPOSTO:

Função Composta, é quando o Domínio de uma Função é uma outra Função! Como assim: Temos uma função f: sendo o seu domínio a função g: Isso quer dizer que no lugar do domínio vamos colocar a função g: f(g(x)) ou (fºg)(x). Exemplo: Se f(x) = 2x - 1, e g(x) = -3x + 5, como a função g(x) e o domínio da função f(x), temos: f(g(x))= 2.g(x) -1; onde f(g(x)) = 2(-3x + 5) -1, essa é a função composta de f(g(x)). Leiam as páginas 26 a 27 da apostila e assistam o video abaixo:




FUNÇÃO INVERSA:

Função Inversa é quando o Y quer perguntar! Como assim? Quando o Y (imagem) quer pegar o lugar do Domínio X, quer dizer: Inverte-se os papéis: o y pergunta e o x responde, então na função f: substituimos as variáveis x e y: no lugar do x colocamos o y e no lugar do y colocamos o x... Assistam o vídeo, leiam com atenção as páginas 27 a 29 da apostila.



Após Estudar as páginas e assistir os vídeos, deixe o seu comentário sobre o que você entendeu ou a sua dúvida sobre os conteúdos expostos.


Um Forte Abraço.

Prof Renata S