Este blog foi feito pra você... Que fica com cara de ué, nas aulas de matemática!!!!
11 de março de 2012
"VOLUME'" - O Espaço Ocupado por um Corpo... PARA TODOS - 2º ANO: ENSINO MÉDIO.
Volume: é uma grandeza, com tamanho e corpulência em desenvolvimento; Massa quantidade.
Volumoso: é o que tem grandes dimensões em todo o sentido; que ocupa muito espaço. Conforme dicionário. Assim diz o dicionário.
Quando calculamos o volume de um corpo "aprendemos" que o volume de um corpo é o produto entre: o seu comprimento, sua largura e sua altura. Certo???? Errado!!!! Com esse conceito formulado na nossa mente concluimos que um corpo redondo não têm volume!?!?!? Por exemplo: uma esfera; um cilindro; uma pedra e uma pessoa...
Enfim, logo preciso analisar o que o dicionário diz: é uma grandeza de massa! É, a capacidade de ocupação de um corpo.
Então vamos reformular esse conceito: Para calcular o volume; precisamos saber a área de ocupação, e a sua profundida!!!! Volume de um corpo é igual ao produto entre a área base pela profundida ou altura desde corpo.
Acessar este "Site" para Estudar, Pesquisar, Analisar e Aprender:
http://www.klickeducacao.com.br/materia/20/display/0,5912,POR-20-94-971-,00.html
Faça o seu comentário, sua participação é muito importante!
Um forte Abraço.
Prof Renata Spinelli
Diagonal e Alturas: Poliedros e Figuras Planas:
Podemos observar que tanto na "Diagonal" de um Poliedro ou em uma das suas Faces; Ou, ainda pata determinar a altura de uma "Triângulo", utilizando o "Teorema de Pitágoras", que relaciona uma igualdade entre áreas: Para determinar um valor que não conhecemos precisamos estabelecer uma "Igualdade" uma "Equação", por esse motivo o "Teorema de Pitágoras" é tão importante, pois estabelecemos uma igualdade, caso seja um triângulo retângulo:
Observe a aplicação do "Teorema de Pitágoras" nas figuras abaixo:
Estude a figuras, fórmulas e os processos de cálculo, e faça o seu comentário... Sua participação é muito importante!!??!!!
Um forte Abraço.
Prof Renata Spinelli
Observe a aplicação do "Teorema de Pitágoras" nas figuras abaixo:
Estude a figuras, fórmulas e os processos de cálculo, e faça o seu comentário... Sua participação é muito importante!!??!!!
Um forte Abraço.
Prof Renata Spinelli
"O ENIGMA DAS PIRÂMIDES" - 2º ANO: ENSINO MÉDIO
Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice que une todas as faces laterais. As faces laterais de uma pirâmide são regiões triangulares, e o vértice que une todas as faces laterais é chamado de vértice da pirâmide. O numero de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número de lados do polígono da base.
Dentre as pirâmides temos como principais:
- Pirâmide Quadrada - aquela em que na base tem um quadrado.
- Pirâmide Triangular - aquela em que na base tem um triângulo.
- Pirâmide Pentagonal - aquela em que na base tem um pentágono.
- Pirâmide Quadrangular - aquela em que na base tem um quadrilátero.
- A identificação das pirâmides segue essa linha de raciocínio, ou seja, depende do formado da base da pirâmide.
Observe as Figuras Abaixo:
Altura, apótema da base e apótema da pirâmide
h: altura da pirâmide
m’: apótema da pirâmide
m: apótema da base
Pelo teorema de Pitágoras temos:
m’² = h² + m²
Área da base
A área da base de uma pirâmide depende da área do polígono em questão, sendo calculada pela expressão:
Volume
O volume de uma pirâmide é dado pela expressão:
Agora, é com você!
Observe as pirâmides, acima, identifique as suas bases poligonais. E, explique como podemos calcular o volume das mesmas, conforme a explicação da postagem.
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