Este blog foi feito pra você... Que fica com cara de ué, nas aulas de matemática!!!!
13 de outubro de 2015
ESTUDAR É BOM! SIGA AS DICAS...
Dicas para você, aprender matemática, e nunca mais esquecer!
1) Preste bastante atenção nas aulas e não falte a nenhuma delas, pois perderá a sequência das explicações, também as fórmulas, ficarão confusas, caso você falte!
2) Faça vários exercícios - até que possa resolver os cálculos e as expressões, sem dificuldades.Faça quantas vezes for necessário,ponha sua alma nas questões;
3) Domine a liguagem matemática, saiba diferenciar as expressões, as fórmulas e as convenções matemáticas;
4) Aprenda, definitivamente, a tabuada, pois ela é a chave de tudo o sofrimento;
5) Tente aplicar seus conhecimentos matemáticos no dia-a-dia;
6) Procure tirar as dúvidas que surgirem imediatamente;
Não esqueça!?!!??? - A matemática precisa de muito atenção! Não deixe-a de lado ou para depois... Estude já!
Profª Renata
Como Calcular "Raiz" aproximada, usando "Produto Notável".
Estava lendo um artigo da RPM (Revista do Professor de Matemática), quando me deparei com uma nova maneira de calcular raizes quadradas, utilizando a ideia de produto notável.
Apresentamos o método através de um exemplo.
Seja 4 uma primeira aproximação de QUAIZ QUADRADA DE 7. Temos
Transformando 33/8 em decimal- chegamos no valor aproximada de: 4,125, para raiz quadrada de 7.
Agora, se quisermos aproximar ainda mais, fazemos o mesmo processo. Utilizando a segunda aproximação da RAIZ QUADRADA DE 7 - 33/8...
Ficando assim...
Obtivemos assim uma terceira aproximação...
Fonte: RPM 62 - página 29.
Apresentamos o método através de um exemplo.
Seja 4 uma primeira aproximação de QUAIZ QUADRADA DE 7. Temos
Transformando 33/8 em decimal- chegamos no valor aproximada de: 4,125, para raiz quadrada de 7.
Agora, se quisermos aproximar ainda mais, fazemos o mesmo processo. Utilizando a segunda aproximação da RAIZ QUADRADA DE 7 - 33/8...
Ficando assim...
Obtivemos assim uma terceira aproximação...
Fonte: RPM 62 - página 29.
QUAL A SUA DIMENSÃO? GEOMETRIA ESPACIAL!!!!
O que é o espaço?
Reconhecemos e usamos o espaço, mas se alguém perguntar o que é o espaço, muitos irão ter dificuldades em explicar. Na verdade, é mais fácil explicar o que se pode fazer com este ente primitivo que não tem definição para nós.
Uma primeira tentativa para explicar isto, é dizer que é tudo o que nos envolve e é o local onde podemos nos mover para a frente, para o lado e para cima.
Pelo conceito expresso, observamos que vivemos em um ambiente tridimensional. Basta então conhecer as três direções para identificar a posição relativa que ocupamos.
Quando afirmamos que vamos andar para a frente, para o lado e para cima, devemos quantificar e identificar o quanto iremos nos deslocar nestas direções, logo necessitamos conhecer uma origem para o sistema e identificar este ponto como
(0,0,0) pois esperamos que ele esteja localizado a uma distância num ponto de referência para todos os outros pontos.
O Sistema Cartesiano tridimensional
Um procedimento matemático simples é tomar um ponto genérico como:
P=(x,y,z)
onde x indicará a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para frente, y indicará a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para o lado e z indicará a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para cima.
Para facilitar as coisas do ponto de vista matemático, iremos denominar tais direções por: Eixo OX, Eixo OY e Eixo OZ.
O sistema tridimensional é o conjunto de todos os ternos ordenados (x,y,z), sendo que ordem não pode ser mudada sob pena de nos deslocarmos para outro lugar. A palavra cartesiano se deve a René Descartes, conhecido como cartesius. x recebe o nome de abscissa, y o nome de afastamento e z o nome de cota.
Exemplo: Se um indivíduo está no centro da cidade em uma posição O(0,0,0) e quer andar para a frente 3 quadras, depois andar para o lado 5 quadras e depois subir até o 10º andar de um prédio a posição final do mesmo após o percurso será o ponto P(3,5,10), e podemos observar que as unidades não são necessariamente as mesmas. Se este mesmo indivíduo se deslocasse para a posição final P(3,10,5), certamente chegaria a um lugar diferente.
Podemos,observar que em atividades simples do nosso dia-a-dia, existe a aplicação da conceitos que aprendemos na sala de aula, pois a matemática está em todos os lugares.
Por exemplo: Qual o conceito de corpo, na geometria? Resposta: Corpo é tudo quanto ocupa lugar no espaço.
Agora, é com você!Faça um breve comentário do conteúdo postado. Será que existem outras aplicações relacionadas, a contribuição feita para matemática, de René Descartes?
Fonte de pesquisa:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/espaco/espaco.htm
Assinar:
Postagens (Atom)