A Escola de Alexandria está entre as três maiores escolas de Matemática da antiga civilização mediterrânea. A influência da Escola de Alexandria se estendeu principalmente de 300 a. C. a 400 d. C.

Interior da Faculdade de Alenxadria (antiga).
Os matemáticos mais conhecidos que estudaram ou lecionaram na antiga Biblioteca de Alexandria foram: Euclides de Alexandria, Eratóstenes de Cirene, Apolônio de Perga, Aristarco de Samos, Diofanto de Alexandria, entre outros.
 Euclides de Alexandria, lecionou na Faculdade de Alexandria.
 Euclides de Alexandria, lecionou na Faculdade de Alexandria. A Destruição da Biblioteca
A Biblioteca de Alexandria sofreu várias destruições ao longo do tempo, a primeira delas por uma incêdio no tempo de Júlio César. Acredita-se que o próprio Júlio César, temendo um ataque a seus navios, odenou que a esquadra egípcia aportada em Alexandria fosse destruída pelo fogo; e esse fogo teria se espalhado atingindo a Biblioteca, embora não haja acordo entre os historiadores sobre isso. Com a ajuda de Marco Antônio, Cleópatra conseguiu repor grande parte do acervo então destruído. No final do século IV ou início do século V a Biblioteca sofreu um outro grande ataque, promovido por uma multidão de critões fanáticos, que viam no Museu e na Biblioteca um antro de paganismo. Por volta dessa época, Alexandria já estava em franco declínio como grande centro de conhecimento e atividade intelectual que fora por cerca de sete séculos. Conta-se que a destruição final teria ocorrido no século VII pelos conquistadores árabes, mas parece que tal destruição ocorrera pouco antes dessa época.
Cremos que a destruição da Biblioteca de Alexandria é a maior perda do patrimônio cultural da humanidade. Ali se encotravam as obras dos grandes sábios da época em que foi fundada e de séculos anteriores e posteriores, a maioria delas perdidas para sempre.
Por exemplo, praticamente nada sobreviveu dos escritos matemáticos que foram produzidos antes do ano 300 a.C., que é aproximadamente a época em que foram escritos os Elementos de Euclides, o nos restam são alguns fragmentos. Quanta coisa se perdeu! Não apenas em Matemática, mas em todos os ramos do conhecimento.
Agora, é com você!
Faça um breve comentário da história, da "Biblioteca de Alexandria". Você sábia que ela foi reconstruída, e inaugurada no dia 16 de outubro de 2002. Faça uma pesquisa, e veja as fotos da nova Biblioteca de Alexandria
 


