14 de fevereiro de 2010

Biblioteca de Alexandria (2º ANO e 3º ANO)

Matemáticos ligados à Antiga Biblioteca de Alexandria

A Escola de Alexandria está entre as três maiores escolas de Matemática da antiga civilização mediterrânea. A influência da Escola de Alexandria se estendeu principalmente de 300 a. C. a 400 d. C.















Interior da Faculdade de Alenxadria (antiga).


Os matemáticos mais conhecidos que estudaram ou lecionaram na antiga Biblioteca de Alexandria foram: Euclides de Alexandria, Eratóstenes de Cirene, Apolônio de Perga, Aristarco de Samos, Diofanto de Alexandria, entre outros.


Euclides de Alexandria, lecionou na Faculdade de Alexandria.












A Destruição da Biblioteca


A Biblioteca de Alexandria sofreu várias destruições ao longo do tempo, a primeira delas por uma incêdio no tempo de Júlio César. Acredita-se que o próprio Júlio César, temendo um ataque a seus navios, odenou que a esquadra egípcia aportada em Alexandria fosse destruída pelo fogo; e esse fogo teria se espalhado atingindo a Biblioteca, embora não haja acordo entre os historiadores sobre isso. Com a ajuda de Marco Antônio, Cleópatra conseguiu repor grande parte do acervo então destruído. No final do século IV ou início do século V a Biblioteca sofreu um outro grande ataque, promovido por uma multidão de critões fanáticos, que viam no Museu e na Biblioteca um antro de paganismo. Por volta dessa época, Alexandria já estava em franco declínio como grande centro de conhecimento e atividade intelectual que fora por cerca de sete séculos. Conta-se que a destruição final teria ocorrido no século VII pelos conquistadores árabes, mas parece que tal destruição ocorrera pouco antes dessa época.

Cremos que a destruição da Biblioteca de Alexandria é a maior perda do patrimônio cultural da humanidade. Ali se encotravam as obras dos grandes sábios da época em que foi fundada e de séculos anteriores e posteriores, a maioria delas perdidas para sempre.

Por exemplo, praticamente nada sobreviveu dos escritos matemáticos que foram produzidos antes do ano 300 a.C., que é aproximadamente a época em que foram escritos os Elementos de Euclides, o nos restam são alguns fragmentos. Quanta coisa se perdeu! Não apenas em Matemática, mas em todos os ramos do conhecimento.

Agora, é com você!

Faça um breve comentário da história, da "Biblioteca de Alexandria". Você sábia que ela foi reconstruída, e inaugurada no dia 16 de outubro de 2002. Faça uma pesquisa, e veja as fotos da nova Biblioteca de Alexandria