13 de outubro de 2015

QUAL A SUA DIMENSÃO? GEOMETRIA ESPACIAL!!!!



O que é o espaço?


Reconhecemos e usamos o espaço, mas se alguém perguntar o que é o espaço, muitos irão ter dificuldades em explicar. Na verdade, é mais fácil explicar o que se pode fazer com este ente primitivo que não tem definição para nós.

Uma primeira tentativa para explicar isto, é dizer que é tudo o que nos envolve e é o local onde podemos nos mover para a frente, para o lado e para cima.

Pelo conceito expresso, observamos que vivemos em um ambiente tridimensional. Basta então conhecer as três direções para identificar a posição relativa que ocupamos.


Quando afirmamos que vamos andar para a frente, para o lado e para cima, devemos quantificar e identificar o quanto iremos nos deslocar nestas direções, logo necessitamos conhecer uma origem para o sistema e identificar este ponto como
(0,0,0) pois esperamos que ele esteja localizado a uma distância num ponto de referência para todos os outros pontos.

O Sistema Cartesiano tridimensional


Um procedimento matemático simples é tomar um ponto genérico como:

P=(x,y,z)

onde x indicará a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para frente, y indicará a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para o lado e z indicará a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para cima.

Para facilitar as coisas do ponto de vista matemático, iremos denominar tais direções por: Eixo OX, Eixo OY e Eixo OZ.

O sistema tridimensional é o conjunto de todos os ternos ordenados (x,y,z), sendo que ordem não pode ser mudada sob pena de nos deslocarmos para outro lugar. A palavra cartesiano se deve a René Descartes, conhecido como cartesius. x recebe o nome de abscissa, y o nome de afastamento e z o nome de cota.


Exemplo: Se um indivíduo está no centro da cidade em uma posição O(0,0,0) e quer andar para a frente 3 quadras, depois andar para o lado 5 quadras e depois subir até o 10º andar de um prédio a posição final do mesmo após o percurso será o ponto P(3,5,10), e podemos observar que as unidades não são necessariamente as mesmas. Se este mesmo indivíduo se deslocasse para a posição final P(3,10,5), certamente chegaria a um lugar diferente.

Podemos,observar que em atividades simples do nosso dia-a-dia, existe a aplicação da conceitos que aprendemos na sala de aula, pois a matemática está em todos os lugares.

Por exemplo: Qual o conceito de corpo, na geometria? Resposta: Corpo é tudo quanto ocupa lugar no espaço.

Agora, é com você!
Faça um breve comentário do conteúdo postado. Será que existem outras aplicações relacionadas, a contribuição feita para matemática, de René Descartes?

Fonte de pesquisa:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/espaco/espaco.htm

17 comentários:

  1. Prof. Eu estava fazendo uns exercicíos que encontrei na internet e me deparei com um que me deixou com muuuuita duvida! Não consegui copiar pq dá erro mas consegui o link: http://www.cocimperatriz.com.br/2007/doc/listaoexercicios/1listaomatmarlon2ano.pdf
    É o exercício 11 do Mackenzie. Dá uma olhada por favor pq eu achei que ele fosse parecido com o exercício 3 da página 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana

      Na próxima quinta-feira eu levo o exercício para fazermos na sala de aula. Teremos uma atividade valendo, por favor avisa o pessoal.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  2. Profº Achei super interessante o conteúdo, porem o conceito é bem mais simples do que o desenvolvimento dos exercícios, procurei na internet alguns exercícios prontos, ficou mais claro para entender. Porem ainda tenho um pouco de duvida para interpretar o que se pede.
    Camila Moura 3º ano ensino médio. (CADI)

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila

    Gostei dos exercícios da lista do site da Mariana. Acho que vou utilizar-los na atividade... Isso mesmo Camila, estudar exercícios já resolvidos ou assistir vídeos aulas, é um recurso excelente. No caso da interpretação: Separe as informações dadas pelo exercício; o que ele pede; e depois análise estratégia de cálculo para responder a pergunta.

    Abraços

    Prof Renata

    Abraços

    Prof Renata

    ResponderExcluir
  4. Oi profª o conceito eu entendi, mas na resolução dos problemas estou tendo bastante dificuldade :/ (CADI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Na verdade sua dificuldade está na interpretação e na execução dos mesmos. E, preciso anotar os pontos importanto e descrever qual o processo de cálculo para cada situação.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  5. É Professora, tambem nao estou conseguindo resolver os exercicios. Procurei alguns resolvidos, mas estão muito mal explicados. (CADI)

    ResponderExcluir
  6. Olá Caique

    Então, marque a sua dúvida do lado de cada exercicio, para que amanhã possamos corrigir juntos e assim supri todas as dúvidas.

    Abraços

    Prof Renata

    ResponderExcluir
  7. Oi Profº, eu peguei alguns exercícios da apostila da Poli para resolver, estou muito feliz por ter conseguido fazê-los, acho que finalmente estou entendendo a matéria, já o conceito de espaço eu não entendi muito bem o eixo de Z.
    Abraçõs (CADI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      É isso ai, assim com certeza vc vai entender tudo! Agora a ideia de espaço é justamente essa, quando estamos estudando figuras geométricas estamos analisando dentro de dois eixos x e y (plano), entretanto quando estamos em três dimensões é porque estamos em um espaço tridimensiona formado por três eixos (x, y e z).

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  8. Profª Bom dia !
    Então pro, eu estava refazendo alguns exercicios da apostila, e na pagina 7 exe.4 ( MACKENZIE)eu resolvi de maneira diferente da correção, mas deu o mesmo resultado... gostaria de saber se tem algo errado.
    Minha resoluçao ficou assim:
    1º Encontrei o ponto medio de AB depois de BC que deu AB=(2,2/k)e AC=(5/2,1/2)
    2ºMontei a matriz que deu: (2+5/k+3)-(5/2+1+k)=> 5k/4+3-5/2-1-k=2/10 (0,20)
    => ( quem estava dividindo passou a multiplicar) 4(5k+3)-2(5-1-k)=2/10 => 20k+12-10-2-2k=2/10 =>20k-2k=2/10 =18 x 2/10 ( simplificando => 1/5) = 18/5

    É isso Profª...
    Abraços, Sthefanie N. (CADI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sthefanie

      O ponto médio de AB é (2, k/2);O ponto médio qe vc chamou de AC na verdade é o BC (5/2, 1/2). A área do triângulo que é igual a 0,20 foi formada pelos pontos: AB, BC e C, com essas coordenadas vc monta a matriz e diz que o determinante é igual a zero. Agora, equação: 20k - 2k = 2/10 fica assim: 18k = 2/10 sendo: k = (2/10): 18, divisão de frações: k = (2/10)x(1/18),o inverso de 18: Logo o valor de k é 2/180, simplificando fica k = 1/90... Não podemos esquecer que estamos dentro do módulo então consideramos dois valores reais.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  9. Sthefanie

    Parabéns por estar estudando e participando do Blog: Esse é um espaço criado para vocês.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Profª, nao estou fazendo mais que minha obrigação como diz minha mãe kkk... Esse blog me ajuda bastante, pois tenho dificuldades em mat. e tenho muita vergonha de perguntar em classe tambem, aqui felizmente nao tenho isso...
      quando resolvi esse exercicio o ponto medio AC esta BC em minha folha, foi na hora de digitar que me confundi ... desculpa. Tenho somente uma duvida pro, o exercico nos da 5 alternativas a)6/5 b)12/5 c)18/5 d)4 e e)5 a resposta neste caso, seria 18/5 mesmo?

      Excluir
    2. Olá Sthefanie

      Mais na sala vc pode me chamar, e falar a sua dúvida. A resposta certa é a letra c (18/5). Mais do que a obrigação, a busca do conhecimento nos faz evoluir tanto como pessoa, bem como nação. Aprender é bom, e é claro, como tudo precisamos dedicar um pouco do nosso tempo para isso.

      Abraços

      Prof Renata

      Excluir
  10. Olá prô, estava revisando uns exercícios da apostila, e estou com dúvida na resolução do exercício 6 da pág 13. Seria possível revisá-lo na sala ?
    Um beijo e um abraço. Lindsay

    ResponderExcluir
  11. Olá Lindsay

    Sim, mais conforme diz o enunciado se o triângulo está sendo formado com pelos eixos, isso quer dizer: quando x for igual a 0, substituimos no lugar do x o 0 e achamos o y. Agora, quando o y for igual a 0, substituimos no o y por 0 e achamos o x, logo achamos dois pontos, o terceiro ponto é o ponto de origem, com os três pontos montamos a matriz, e assim achamos o valor de m.

    Abraços

    Prof Renata

    ResponderExcluir

Faça seus comentários (dúvidas, sugestão ou contribuições), no final não esqueça de colocar seu: NOME; TURMA e COLÉGIO.