28 de janeiro de 2010

Papiro Ahmes... (3º ano - EM)

Os papiros da Matemática egípcia

Papiro de Moscou – Escrito por volta de 1850 a.C. tem dimensões de 8 cm por 5m e conta com 25 problemas de geometria e matemática.





Papiro de Rhind – Papiro informativo que apresenta dados sobre trigonometria, aritmética, equações, área de volume. Escrito por volta de 1650 a.C, contém aproximadamente 80 exercícios relacionados a vida prática.



Quase tudo o que sabemos sobre a Matemática dos antigos egípcios se baseia em dois grandes papiros: o Papiro Ahmes e o Papiro de Moscou. O primeiro foi escrito por volta de 1.650 a.C. e tem aproximadamente 5,5 m de comprimento e 32 cm de largura. Foi comprado em 1.858 por um antiquário escocês chamado Henry Rhind. Por isso é conhecido também como Papiro de Rhind. Atualmente encontra-se no British Museum, de Londres. O Papiro de Moscou é uma estreita tira de 5,5 m de comprimento por 8 cm de largura, com 25 problemas. Encontra-se atualmente em Moscou. Não se sabe nada sobre o seu autor.

Números na forma hieroglífica. Sistema de numeração egípcia.



Os primeiros vestígios de uma estimativa de "pi" encontram-se no Papiro de Rhind: onde se lê:



"a área de um círculo é igual a de um quadrado cujo lado é o diâmetro do círculo diminuído de sua nona".

O número "pi" está espressso dessa maneira, no Papiro de Rhind. Agora, o seu desafio é transformar em uma expressão matemática, o número "pi", apresentada pelos egípcios.


Leia, também...

I Reis 7 versículo 23: "Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor".
Desafio: Transforme "I Reis 7 versículo 23, em uma equação matemática".



Daniel 12 versículo 7: "E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas".
Aproveitando, o embalo de I Reis... Transforme Daniel 12 versículo 7, em uma equação matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários (dúvidas, sugestão ou contribuições), no final não esqueça de colocar seu: NOME; TURMA e COLÉGIO.